Blog SEPI

Formatura da 8ª turma de Bombeiros Mirins e 1ª turma de Policiais Mirins

Postado dia 04/04, 2017 por

No mês de março aconteceu no SEPI a Formatura da 8ª turma de Bombeiros Mirins e a 1ª turma de Policiais Mirins que concluíram o curso no ano de 2016.

São mais 24 adolescentes que receberam o certificado de Bombeiro Mirim. Esta turma de formandos aprendeu sobre prevenção de acidentes; primeiros socorros; cidadania e o mais importante, o verdadeiro significado de ajudar e servir ao próximo. Também complementaram o curso: aulas de música; construindo valores e educação física.

Durante todo o curso os Bombeiros Mirins também participaram de atividades teóricas e práticas que ocorreram tanto em sala de aula como em ambientes externos: Quartel dos Bombeiros de Amparo; Instituto Butantan e Escola Superior de Bombeiros.

O Projeto Bombeiro Mirim tem como parceiros importantes e fundamentais o Corpo de Bombeiros e a Empresa Química Amparo Ltda.

A 1ª turma de Policiais Mirins formou 27 crianças que tiveram muitas oportunidades de aprendizagem durante o curso, participando de diversas viagens, palestras e eventos; entre eles: Reinauguração do Quartel da Polícia Militar de Amparo; Visita ao BAEP (1º Batalhão de Ações Especiais da Polícia); Visita ao COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar na cidade de Campinas); Palestra com o Biólogo Felipe Eduardo Mari; Palestra com o Meritíssimo Dr. Carlos Eduardo Silos de Araújo (Juiz da Vara da Infância e Juventude da cidade de Serra Negra); treinamento especial de Choque, Palestras sobre trânsito e preservação do meio ambiente. Os Policiais Mirins também participaram de ações de conscientização das regras de trânsito.

Um momento muito especial foi a participação dos Policiais na Solenidade Comemorativa à Revolução de 32 na Praça dos Expedicionários, na cidade de Campinas. Nessa ocasião o Projeto Policial Mirim recebeu o Troféu MMDC Núcleo de Campinas “Tereza D’Oro”.
O Projeto Policial Mirim tem como parceiros a Polícia Militar e a Empresa Química Amparo Ltda.

Na solenidade de Formatura, as palavras de incentivo e elogios de várias autoridades civis e militares emocionaram os formandos e certamente serão lembradas por todos que estiveram presentes na solenidade.

O SEPI aproveita para agradecer aos profissionais do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar que se dedicam a esse importante projeto, especialmente ao Cabo PM Leonardo Carlos Merino; Cabo PM César Pires de Camargo e Cabo PM Paulo César Reis França Júnior que foram os responsáveis por ministrar os conteúdos específicos aos alunos, a Monitora Jéssica; Professora Daniela Lino (música); a Débora e Priscila (Construindo Valores) e ao Felipe (Educação Física) e também aos pais e a todas as autoridades que prestigiaram esse emocionante evento.

O SEPI agradece a Empresa Química Amparo Ltda por todo apoio dedicado aos Projetos Bombeiro e Policial Mirim e ao Coral do SEPI, especialmente aos alunos e maestrina Daniela Lino e Priscila Beira pelas apresentações realizadas durante a Formatura. Certamente abrilhantaram o evento e o tornaram mais especial!

Vale a pena conferir as fotos:

mirins-01
mirins-02
mirins-03
mirins-04
mirins-05

Berçários

Postado dia por

NO MÊS DE MARÇO OS BERÇÁRIOS TRABALHARAM COM O SUBPROJETO: VIDA SAUDÁVEL.

DURANTE O MÊS AS CRIANÇAS TIVERAM MOMENTOS LÚDICOS E PEDAGÓGICOS EM QUE CONHECERAM ALIMENTOS SAUDÁVEIS POR MEIO DE CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS E ATIVIDADES.
A TURMINHA DO BERÇÁRIO II TIROU UM DIA PARA FAZER PIQUENIQUE AO AR LIVRE. AS CRIANÇAS CONHECERAM A VAQUINHA E DESCOBRIRAM QUE ALGUNS ALIMENTOS SÃO PRODUZIDOS COM LEITE. ELES IMITARAM OS ANIMAIS, OUVIRAM A HISTÓRIA E FINALIZARAM A ATIVIDADE SE DELICIANDO COM UMA CANECA DE LEITE BEM FRESQUINHO E UM PÃOZINHO QUENTINHO COM MANTEIGA!

AS CRIANÇAS APRENDERAM MUITO E SE DIVERTIRAM PRA VALER!

bercarios

Poetas no SEPI

Postado dia por

O Projeto Pensando no Futuro, por meio do subprojeto Poetas no SEPI está proporcionando as crianças e adolescentes o desenvolvimento da criatividade, da arte de expressar sentimentos e autoconhecimento.

A primeira proposta foi à reforma de antigos cadernos com criações artísticas destacando os gostos e desejos de cada um, dessa forma houve incentivo para a contribuição do meio ambiente em cada reutilização e reforma.

sepi-poesia-01

Após a confecção dos cadernos de poesia, as crianças e adolescentes tiveram a chance de conhecer algumas poesias para dar início as suas inspirações. As primeiras poesias selecionadas foram; Ausência (Carlos Drummond de Andrade), Quarto Motivo da Rosa (Cecília Meireles), São Francisco (Vinícius de Moraes), Lá vêm às férias (Ruth Rocha), Poeminho do Contra (Mário Quintana), Via Láctea (Olavo Bilac), Retrato (Cecília Meireles) , entre outras.

sepi-poesia-02

Todas as crianças e adolescentes estão se empenhando na criação de suas poesias, transbordando sentimentos, emoções, autoconhecimento e muita criatividade.

Vale a pena conferir algumas delas:

Imaginação
Se eu imaginar a cor violeta, logo identifico um cometa.
Com o amarelo, imagino um caramelo.
Com o vermelho, penso na língua de um coelho.
Depois de tanto rimar, acho que vou descansar.

Giovana Silva – 5º ano

Sorvete
Sorvete, sorvetinho
Está bem geladinho
E bem refrescante
E meu cérebro congelante

Rosa Profirio 5º ano

Deixa!
Quando minha alegria se manifestar,
Nada nesse mundo me impedirá
Deixa eu te dizer
Que eu te amo
Que muito tempo sonho
Olhar dentro dos teus olhos
E dizer que te adoro
Deixa eu beijar o teu rosto
De quem enxugou o meu pranto.

Elisa Carvalho 8º ano

Meu sonho
No meu sonho tenho que acreditar
E uma atriz virar
O contrato do SBT assinar
O Silvio Santos eu vou abraçar
Nele muitos beijinhos eu vou dar
Mas para isso, terei que lutar
Para fazer o teste preparada
Tenho que estar
E chegando no SBT é só arrasar
Tenho que estudar
E quando chegar lá, errado não falar
Do Silvio Santos eu vou lembrar
No meu coração ele eu vou guardar
Nas novelas vou ter que atuar
E um belo rapaz beijar
Emocionada vou estar
Até esse dia chegar
O texto vou ter que decorar
E na hora da gravação lembrar
No futuro eu quero casar
E o buquê vermelho jogar
Mamãe eu quero virar
Dos meus filhinhos cuidar
Quando eles aprenderem a falar
Com orgulho eu vou ficar.

Fátima Letícia 8º ano

Ser criança
Ser criança é legal
Ser criança é divertido
Mas é mais legal
Brincando com meus amigos.
Na escola estudamos
No recreio nós brincamos
Toca o sinal e vamos pulando
Na hora de ir embora
Esperamos nossos pais
Para ir para a casa e brincar mais
Vai anoitecendo volto para casa
Tomar banho e jantar com minha família amada
Aí vou descansar
Para um novo dia chegar

Lucas Eduardo 8º ano

Caderno de Poesias
É um ótimo lugar
Tantas coisas maravilhosas
Que eu quero lhes contar
Escrevo em forma de versos
Para todos aprender
Que passamos por problemas
Mas iremos resolver
Agora você já sabe
Porque os poetas passam o dia escrevendo
Em seus cadernos de poesia
Então faça seu caderno com muita alegria!

Lívia Lopes 1º ano do Ensino Médio

As crianças e adolescentes estão se envolvendo tanto na criação e leitura de poesias que a cada dia está sendo realizada uma proposta para incentivá-los ainda mais.

Poesia com recorte e colagem

isopor Isopor
Com essa bolinha posso fazer um sol, mercúrio, saturno, urano e netuno.
Espera aí ?
Cadê o plutão?
Coitado! plutão saiu do grupo
Que pena!
Mas plutão tem seis luas
Umas pequenas e outras grandes, então…
Bem-vindo novamente plutão!

Pietro Michelazzo 5º ano
perfume Perfume
Com esse perfume eu lembro de você
Saiba de uma coisa que esse cheiro faz sentir prazer
Sei que esse cheiro é essencial mas o que me importa é sua atitude legal.
Não importa o que dizem, o que importa é você
Sei que tu sabes
Que nunca esqueci
O que eu sinto por você.

Elisa Carvalho 8º ano

Homenagem ao dia da Mulher na Legoteca do SEPI

Postado dia por

Na Legoteca do SEPI as crianças e adolescentes criaram lindos enfeites para homenagear o Dia da Mulher comemorado no dia 08/03/17. Foi um trabalho realizado com muito capricho e emoção!

sepi-mulheres

SEPI, Serviço Espírita de Proteção à Infância, é reconhecido em premiação do IBEF

Postado dia 14/03, 2017 por

Entre outras categorias a serem homenageadas no evento, o SEPI recebe o Destaque em Responsabilidade Social.

O SEPI, Serviço Espírita de Proteção à Infância, entidade assistencial sem fins lucrativos que há 41 anos atende crianças e adolescentes dos municípios de Amparo (SP) e Monte Alegre do Sul (SP), recebe pelo IBEF o reconhecimento como Destaque em Responsabilidade Social.

O IBEF Campinas concede anualmente o conhecido troféu “O Equilibrista”, premiação reconhecida internacionalmente por homenagear executivos e inciativas de destaque nas áreas da indústria, comércio, serviços, empresa brasileira. Entre outras categorias, o IBEF concede prêmio de Destaque em Responsabilidade Social.

O SEPI é uma das instituições apoiadas pela Química Amparo, detentora da marca Ypê. A missão do SEPI é a de educar crianças e adolescentes, de 11 meses a 14 anos, para a prática da cidadania, propiciando-lhes condições para que se desenvolvam de forma integral, considerando suas capacidades físicas, intelectuais, emocionais e morais.

“Para nós da Ypê, este reconhecimento do SEPI é recebido com grande satisfação e dedicado a todas aas famílias atendidas que já passaram pela entidade. O amor, a dedicação e o comprometimento estão presentes no SEPI diariamente, fazendo a diferença na vida de tantas crianças, adolescentes e famílias, buscando oferecer um mundo novo, todo dia”. Comemora Dona Ana Maria Beira, fundadora do projeto.

Sobre o SEPI

Fundado em 1975, por um grupo liderado pelo saudoso empresário Waldyr Beira, o Serviço Espírita de Proteção à Infância – SEPI presta serviços de convivência e fortalecimento de vínculos – proteção social básica, atendendo a crianças e adolescentes pertencentes à famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, da cidade de Amparo – SP e cidades vizinhas.

As ações do SEPI tanto na educação como na assistência social, realizadas em contraturno escolar, garantem o acesso aos direitos inerentes à criança e adolescente, prevenindo situações de vulnerabilidade, por meio do desenvolvimento de potencialidades, habilidades e aquisições de conhecimento, promovendo formação integral.

Entre os diversos projetos oferecidos pela instituição citamos Bombeiro Mirim; Cidadão do Amanhã; Pensando no Futuro; Projetos Temáticos; Legoteca; Construindo Valores, entre muitos outros.

Cada projeto desenvolvido durante o ano é cuidadosamente planejado, baseando sempre nas áreas Pedagógica, Especialidades, Social ou Saúde e/ou Nutrição. As propostas pedagógicas buscam promover a autonomia moral e intelectual de todos os alunos.

Conheça melhor esse importante trabalho, por meio do site www.sepi.org.br

UM NOVO SITE PARA VOCÊ

Postado dia 12/06, 2015 por

Um momento tão especial quanto o aniversário de nossos 40 anos, mereceu comemorações de todos os gêneros. Dentre elas, uma que nos deixou muito feliz foi o relançamento do nosso site. O novo layout traz diversas fotos e informações relevantes sobre a história e as atividades da instituição, apresentadas de uma forma dinâmica e convidativa para o internauta. Por meio da sua navegação simples e fácil, é possível conhecer os principais projetos, as maneiras de contribuir e muito mais.

Além disso, esse blog será o espaço que utilizaremos para contar tudinho sobre os eventos e atividades desenvolvidas, compartilhar informações e dividir com vocês, com muito carinho, as informações mais importantes do dia-a-dia do SEPI.

Curta o novo conteúdo, nos ajude a divulgar aos seus amigos e familiares e passe sempre por aqui pois novidades chegarão fresquinhas a cada mês.

40 ANOS

Postado dia por

“Que bom começar mais um ano com gostinho de muita festa, afinal, em 2015 o SEPI comemora 40 anos de trabalho e dedicação à criança e adolescente.

Imaginar que há 40 anos o atendimento era para 20 crianças e hoje o SEPI está atendendo a 620 crianças e adolescentes na faixa etária de 11 meses a 14 anos e 11 meses, é com certeza uma sensação de vitória, ou seja, de dever cumprido.

Nesses quarenta anos, certamente mais de 8.000 crianças e adolescentes já passaram pelo SEPI e cada um deles têm uma história e ou se recorda dos momentos em que esteve na Instituição. Muitos estão presentes ainda hoje no SEPI, como avós ou pais e sempre relatam sobre as funcionárias, os amigos que fizeram e o quanto a Instituição colaborou com a família, pois os pais puderam exercer as mais diversas profissões, com tranquilidade, sabendo que seus filhos estavam sendo bem cuidados, seguros e educados com comprometimento e amor.

Esse amor transborda no SEPI. A cada dia estamos imbuídos em oferecer o que há de melhor para educar nossas crianças e adolescentes, por isso o SEPI busca oferecer UM MUNDO NOVO TODO DIA, HÁ 40 ANOS. Um mundo onde há esperança, onde o bem prevalece, onde cada um pode ser autor de sua própria história e construí-la alicerçada em ensinamentos que abordam os valores morais, tão essenciais para a formação cidadã; a formação que dá suporte para o enfrentamento dos problemas da existência, que ensina as crianças e adolescentes a serem gratos, empáticos, resilientes, generosos, enfim, emocionalmente e socialmente saudáveis.

Apostamos nessa educação e já colhemos muitos frutos. Podemos contar inúmeras histórias de superação e sucesso, pois temos a certeza que essa educação será sempre um alicerce para toda a vida das nossas crianças e adolescentes, tornando-as pessoas diferenciadas que colaborarão para uma sociedade mais justa e moralmente saudável.

Para atender com qualidade e de forma diferenciada às 620 crianças e adolescentes, o SEPI conta com uma Diretoria que há 40 anos se empenha muito em buscar sempre o que há de mais novo e de melhor em termos educacionais e assistenciais, para oferecer a essas tão queridas crianças, adolescentes e famílias, que fazem parte do SEPI; também dispõe de um quadro de 62 funcionários e 30 voluntários que, com a filosofia do amor, exercem suas funções. Parabéns SEPI pelos 40 anos de comprometimento com a educação da infância e juventude!!

Parabéns a todos que amam estar no SEPI e que contribuem diariamente, espalhando sementes de amor e carinho ao que temos de mais precioso, as nossas crianças e adolescentes!! Nesse periódico comemorativo vocês também terão a oportunidade de conhecer um pouco de nossa história, do trabalho e muito mais!! Com certeza vale a pena conferir!”

Ana Lúcia Marson Rielli Gouveia
Coordenadora Pedágógica do SEPI